Tendências para o mercado contábil em 2020

1583253388 Tendencias Para O Mercado Contabil Em 2020 Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Mais do que estar atualizado sobre o que acontece ao redor, na área contábil é necessário usar as tendências para o mercado ao seu favor.

Para dar um passo à frente rumo ao sucesso, fizemos um panorama de atualidades de 2020 em que você, contador(a), vai aprender a analisá-las por meio de dois planejamentos estratégicos.

Com a Análise PEST é uma ferramenta de análise estratégica, que permite montar um estudo das macrotendências Política, Econômica, Social e Tecnológica. O outro apanhado vai ter um olhar mais aprofundado para a concorrência e o que se há de novo, com o uso de outra ferramenta estratégica, a Matriz Porter. Elencamos abaixo algumas atualidades para estudo.

1575043563 Contato - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Análise PEST

POLÍTICA

1- Um dos pontos a serem destacados é o avanço do Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. Dentro do SPED, temos avançando da ECD (Escrituração Contábil Digital) e da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), além do eSocial, que alcança um número muito maior de empresas, pois abrange a todos os empregadores. Esse cenário pode ser de ameaça ou de oportunidade para as empresas contábeis. Por isso se faz necessário um planejamento estratégico.

2- Julgamento da exclusão do ISS (Imposto Sobre Serviço) sobre a base de cálculo do PIS/COFINS.

3- A reforma tributária também deve ser alvo de atenção. Haverá um período de transição e o contador precisa estudar a parte fiscal. Os regimes especiais que serão implantados vão refletir em mudanças na vida dos empresários. E vão surgir novas teses jurídicas, contenciosas ou administrativas, para que o contador possa ajudar seu cliente a economizar, a restituir o que foi cobrado indevidamente.

4- Neste ano vão acontecer eleições municipais e, para quem é da área de contabilidade eleitoral, é preciso estar atento. Além disso, a nível de Brasil, é necessário ficar de olho nas medidas do presidente que sejam voltadas para o crescimento da economia.

ECONÔMICA

Depois da reforma da previdência houve um aumento da melhoria das expectativas. É o que tem mostrado os relatórios semanais do Banco Central. A taxa de juros está mais baixa dos últimos anos, 4,5%. Paralelo a isso a inflação está baixa, girando na casa dos 4%.

O crédito está sendo ofertado com um custo menor, principalmente o crédito imobiliário. A Caixa mudou o critério de financiamento de imóveis para um juros pós fixado conforme a inflação. Já a renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo, começou a pagar uma remuneração menor por conta da queda da taxa SELIC. Esse quadro incentiva o empreendedorismo, pois o capital sempre busca se reproduzir e com o menor risco possível.

O campo está bom principalmente para as empresas contábeis que são conhecidas por serem “parideiras”, pois fazem nascer outras empresas. Um dos fatores é que a reforma trabalhista e a lei de terceirização, que incentivaram cada vez mais a “pejotização”, ou seja, maior número de pessoas tornando-se pessoa jurídica.

SOCIAL

Estamos vivendo a alguns anos o que os estudiosos chamam de bônus demográfico. O Brasil tem a população economicamente ativa grande. Uma população jovem que está disposta a empreender. Com a abertura de novas empresas, mais oportunidades para contadores aparecem.

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

TECNOLOGIA

O mundo está cercado de tecnologia. Uma prova disso é que podemos atender a clientes que estão mais longe de nós. É importante usar bem as ferramentas tecnológicas disponíveis e se manter atualizado no mercado.

Matriz de Porter

Com esse método vamos fazer uma análise das forças competitivas do mercado. Segundo o criador desta ferramenta, Michael Porter — considerado uma das grandes referências da administração moderna — são cinco as forças competitivas: rivalidade entre empresas atuais; entrada de novos competidores; chegada de produtos substitutos; barganha dos fornecedores e barganha dos clientes.

RIVALIDADE ENTRE EMPRESAS ATUAIS

Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apontam que existem mais de 516 mil profissionais contábeis registrados no órgão. Ainda de acordo com o CFC são mais 70 mil organizações contábeis. Existe um grande número de competidores estabelecidos, que oferecem principalmente serviços de conformidade (apuração de impostos, processamento de folha de pagamento e demonstrações contábeis). Construir diferenciais competitivos e ter processos de marketing e vendas bem estabelecidos são fatores chaves de sobrevivência no estágio atual de competição.

ENTRADA DE NOVOS COMPETIDORES

Todos os anos novos contadores se formam. Estima-se que temos mais de 300 mil estudantes do curso de ciências contábeis no Brasil, que devem gerar em torno de 70 mil novos formandos por ano. Esses novos profissionais que chegam ao mercado têm como principal diferencial (para não dizer o único) a capacidade de prestar os mesmos serviços contábeis por preços menores (eles têm menor expectativa de remuneração, não têm grandes custos fixos,…). É por isso que os preços dos serviços contábeis estão caindo em todas as regiões do país, há muitos anos.

Como fugir da guerra de preços? A principal estratégia é a diferenciação, atuar como um contador consultor e oferecer novos serviços consultivos, como o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing, em tradução terceirização de processos de negócios), consultoria financeira e estratégica.

PRODUTOS SUBSTITUTIVOS

A contabilidade online está acelerando o seu crescimento em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, uma das maiores empresas de contabilidade online do Brasil conta com 10 mil clientes e atua em apenas 40 municípios (apenas 0,7 % dos 5.570 municípios do país). Com a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), a tendência é que a expansão dessas empresas digitais seja bem maior.

A contabilidade consultiva também é um produto substituto do contador tradicional, pois conta com um profissional da contabilidade que irá ajudar melhorar a performance de seu cliente com auxílio na gestão financeira, consultoria, estratégia, processos e marketing, e não apenas garantir a conformidade do cliente.

BARGANHA DOS FORNECEDORES

Estamos num período de transição nessa área de softwares. O sistema contábil em nuvem tende a ficar mais barato. Logo, os contadores que podem aguardar alguns anos para mudar o sistema que tem atualmente devem esperar.

Já a respeito do software de sistema financeiro integrado, a tendência é a verticalização dessa parte contábil, de realizar folha de pagamento, impostos e escrituração contábil. A tecnologia vai proporcionar que no momento em que você faz o controle financeiro, a contabilidade seja feita em tempo real. Os contadores podem aproveitar esse fator junto ao BPO financeiro para ajudar o cliente a poder ter esse controle de suas finanças.

BARGANHA DOS CLIENTES

Consumidores estão pesquisando mais antes de fechar negócio para saber exatamente o que querem e tirar uma média de preço. É necessário que  o contador tenha diferenciação na prestação de serviço para poder defender seu preço.

É necessário ficar atento às oportunidades e ameaças, para que possamos desenvolver nossos negócios contábeis cada vez mais.

Gostou das novas aprendizagens? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário.

One Response to “Tendências para o mercado contábil em 2020”


Fazer um comentário


Recomendado
Você quer começar seu escritório de contabilidade do absoluto zero,…