Planejamento estratégico para 2020: como fazer?

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Chegamos a um novo ano e isso significa que está na hora de elaborar o planejamento estratégico para 2020 do seu negócio.

No papel de gestor de uma empresa, é preciso saber como coordenar o presente e o futuro das operações. Agir somente de forma reativa pode comprometer o seu crescimento em longo prazo. Por isso, é fundamental planejar o futuro para conquistar os resultados desejados.

Um planejamento estratégico é, basicamente, um roteiro criado com o objetivo de expandir os negócios e ajudar a organização a alcançar com êxito as suas metas. No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Você precisa garantir que o plano seja ambicioso o suficiente para ajudá-lo a obter sucesso, mas prático o suficiente para que ele possa realmente ser implementado.

Para ajudá-lo nessa missão, listamos algumas dicas para que você consiga criar um bom planejamento estratégico para 2020. Acompanhe!

6 dicas para um bom planejamento estratégico para 2020

Uma empresa sem um bom planejamento estratégico pode ser comparada a um navio que navega sem destino. São grandes as chances de que a embarcação fique perdida e enfrente diversas complicações em sua viagem. Afinal, ela não está seguindo uma direção exata.

Por outro lado, um navio que possui um objetivo claro pode trabalhar para chegar ao seu destino com mais eficiência. E é exatamente isso que você deve buscar para a sua empresa.

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Elaborar o planejamento estratégico para 2020 é o primeiro passo para definir um norte para o seu negócio. Veja como colocar isso em prática:

  1. Inicie pelo momento atual

Se você não reconhecer onde está agora, não poderá desenvolver um planejamento estratégico para onde quer ir. O ponto inicial da sua empresa no ano que vem será exatamente o mesmo ponto em que ela parou em 2019.

Portanto, foque nos resultados que você conquistou ao longo deste ano. Por exemplo, se você teve um ano de sucesso até agora, avalie e compreenda as razões por trás do seu sucesso e tente implementar esses pontos-chave no seu plano estratégico de negócios para o próximo ano. Da mesma forma, se você viu falhas ou teve um desempenho abaixo do esperado, tente avaliar os motivos e evite cometer os mesmos erros posteriormente.

A ideia é permanecer no presente, avaliar o desempenho dos últimos meses e fazer as alterações necessárias em seu plano estratégico para o próximo ano.

  1. Revise a visão da sua empresa

O seu plano para o ano de 2020 deve refletir sua visão e missão gerais. É essa a motivação por trás de todas as operações realizadas pela sua empresa, não é?

Todos os anos, acredite ou não, você está contribuindo um pouco para a sua visão original, se esforçando para permanecer competitivo e relevante. Então, por que desconsiderá-la agora, quando você já está perto de alcançá-la?

No entanto, pode haver situações ou circunstâncias que o façam sentir que sua visão está desatualizada ou ineficaz, e talvez você deva revisitá-la e planejá-la novamente. Faça a si mesmo estas três perguntas para avaliar se sua visão está desatualizada ou ainda relevante:

  • É fácil entender a sua visão?
  • Sua visão ainda é empolgante o suficiente para você e sua equipe?
  • Isso justifica a razão pela qual você começou o negócio?

Com base nessas perguntas, você pode fazer mudanças na ideia central que guia suas atividades – elaborando um planejamento para 2020 que está realmente de acordo com o que você busca.

  1. Analise os resultados e métricas

Ao longo de um ano inteiro de atividades, a sua empresa gera inúmeras movimentações financeiras e alterações patrimoniais, não é? Antes de fazer o seu planejamento estratégico para 2020, tire um momento para analisar todos esses dados.

Qual foi o faturamento obtido ao longo do último ano? E qual a lucratividade do período? Como as despesas evoluíram nos últimos 12 meses? Ocorreu uma evolução patrimonial? O fluxo de caixa está positivo?

Você também pode comparar os resultados deste ano com os anteriores. Essa avaliação permite identificar uma evolução ao longo dos anos e ter dados ainda mais relevantes para elaborar o planejamento estratégico para 2020.

  1. Analise seus pontos fortes e fracos

Ao avaliar 2019, você consegue identificar com clareza quais foram seus pontos fortes e fracos? Para ter uma visão mais clara sobre isso, é possível adotar a Matriz SWOT. Trata-se de uma ferramenta eficiente de análise ambiental corporativa, que serve como um pilar de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização.

  1. Forças. Engloba todas as vantagens que sua empresa possui em relação à concorrência.
  2. São aquelas características da sua empresa que podem interferir no cumprimento das metas ou que podem prejudicar de algum modo o andamento dos negócios.
  3. Inclui todas as forças externas que influenciam positivamente ou que podem ser aproveitadas para ajudar o seu negócio.
  4. Ameaças. Ao contrário das oportunidades, são forças externas que influenciam negativamente seu negócio.
  5. Estabeleça metas

São as metas que ajudam a guiar a sua empresa. E elas são fundamentais no seu planejamento estratégico para 2020.

Trata-se de uma ótima forma de definir para onde a sua empresa está indo, e mensurar os resultados conquistados. Afinal, você certamente deseja ter a capacidade de monitorar esses resultados ao longo do ano, não é?

Objetivos com medidas quantitativas são muito mais fáceis de monitorar e rastrear. Para isso, garanta que suas metas sejam SMART:

  • S (Específicas)
  • M (Mensuráveis)
  • A (Atingíveis)
  • R (Relevantes)
  • T (Temporais)

Ou seja, em vez de simplesmente definir que você quer “aumentar os resultados de vendas”, procure traçar metas como “aumentar em 20% os resultados de vendas conquistadas no primeiro semestre de 2020”. Trata-se de uma métrica que você tem totais condições de monitorar e avaliar se foi conquistada ou não.

  1. Pense em suas iniciativas estratégicas

Por fim, você deve pensar na forma como vai alcançar suas metas de 2020. Se você deseja aumentar os resultados de vendas, será preciso elaborar iniciativas para que isso realmente ocorra na prática – seja com um investimento maior em marketing, lançamento de novos produtos, programas de indicação ou expansão do mercado atendido.

As suas iniciativas estratégicas são todas as ações que vão contribuir para alcançar as metas que foram definidas no seu planejamento estratégico para 2020. Se você executar com êxito suas iniciativas estratégicas, tenha certeza de que alcançará sua meta anual.

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