Como criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade?

1578491130 Como Criar Um Departamento Comercial No Seu Escritorio De Contabilidade Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade pode ser uma ótima forma de construir um caminho de sucesso em longo prazo.

Afinal, é sempre necessário captar novos clientes e tornar sua marca mais forte no mercado, não é?

Com o foco excessivo nas atividades técnicas, muitos empresários contábeis acabam limitando o seu crescimento pela falta de esforços comerciais. Assim como qualquer outro negócio, é de grande importância que um escritório de contabilidade esteja constantemente empregando esforços para aumentar a sua receita.

Criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade pode gerar ganhos significativos. Entenda a seguir como você pode colocar isso em prática.

Por que criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade?

Sem área comercial, você tem um grande limitador para o crescimento do seu negócio. O desenvolvimento de qualquer empresa passa pela expansão das suas contas de cliente – com um investimento do lucro obtido. Porém, como é possível expandir as atividades quando você não é eficaz em captar novos clientes?

Por outro lado, criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade é o primeiro passo para aumentar constantemente o número de clientes. Mais do que isso, trata-se de uma forma de mirar nos clientes ideais para o seu escritório – garantindo que você possa trabalhar com empresas que realmente podem ser atendidas com excelência.

Como consequência desses esforços, você consegue gerar uma receita maior ao longo dos meses. Por isso, a criação do departamento comercial não pode ser vista como uma despesa – mas, sim, como um investimento.

Os desafios de criar um departamento comercial

Apesar dos benefícios de criar um departamento comercial, muitos empresários esbarram em alguns desafios comuns nesse processo. O principal deles é encontrar as pessoas certas para trabalhar na área comercial de um escritório de contabilidade

Mesmo bons profissionais de marketing e vendas podem demorar para se adaptar às particularidades do mercado contábil. É preciso levar em consideração as limitações que existem para a execução de ações de marketing na profissão contábil e, também, a necessidade de focar nos clientes que possuem o perfil ideal para o seu escritório.

Porém, esses são desafios que podem ser superados com esforço e planejamento. Logo a seguir, montamos um passo a passo que vai ajudá-lo a criar um departamento fiscal no seu escritório de contabilidade.

1575043563 Contato - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

8 passos para criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade

1. Conheça as restrições do marketing contábil

Como acabamos de ressaltar, um escritório de contabilidade deve seguir as normas do Conselho Federal de Contabilidade, que limitam o uso de ações de marketing. Portanto, antes de qualquer outra ação, é fundamental conhecer a fundo essas restrições para evitar complicações.

2. Domine o seu nicho de mercado

Um departamento comercial eficiente deve estar alinhado com as estratégias do escritório de contabilidade. E o conhecimento profundo sobre o nicho de mercado em que você está inserido é uma ótima forma de colocar isso em prática.

Qual é o perfil do seu cliente ideal? Quem deve ser o contato da equipe comercial ao fazer uma abordagem a uma empresa? Como o seu escritório gera valor para esse público? Quanto mais claras estiverem essas informações, melhor será o trabalho desenvolvido.

3. Entenda os diferenciais do seu escritório

Como o seu escritório de contabilidade se diferencia no mercado? Essa é a principal arma para ser utilizada pelo seu departamento comercial. Portanto, essa é outra informação que deve estar muito clara para todos os profissionais envolvidos com a prospecção.

4. Monte uma equipe de trabalho

Vimos anteriormente que montar uma equipe de trabalho pode ser um desafio, certo? Uma forma que muitos empresários contábeis encontraram para lidar com isso é contar com pessoas que dominam a técnica contábil no departamento comercial. Ou seja, um profissional que sabe as particularidades do mercado contábil e tem capacidade comercial – como negociação e atendimento ao cliente.

Uma outra boa ideia para compor a equipe de trabalho do departamento comercial é deixar um dos sócios – que possui mais capacidades comerciais – como responsável. Dessa forma, ele pode se afastar das atividades mais técnicas e focar no desenvolvimento das atividades comerciais.

5. Invista em treinamento

Principalmente se você adotar a estratégia de ter profissionais contábeis no departamento comercial, é fundamental investir em treinamento voltado para marketing e vendas. Trata-se de uma forma de manter os profissionais atualizados em relação às tendências do mercado e aumentar a eficiência de suas ações.

6. Reúna as ferramentas necessárias

Para garantir que o seu departamento comercial realmente possa atingir bons resultados, é importante municiá-lo com as ferramentas necessárias. Atualmente, existem muitas soluções digitais que facilitam processos de marketing e vendas que você pode explorar.

7. Alinhe as metas comerciais com as metas do escritório

Após criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade, é necessário definir metas para guiar suas atividades. Elas devem ser objetivas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e temporais – como fechar 10 novos clientes no próximo semestre.

Entretanto, é importante que essas metas estejam alinhadas com o restante do negócio. De nada adianta fechar com 10 novos clientes se o escritório não possui a estrutura necessária para atendê-los, por exemplo. Todo o escritório de contabilidade deve caminhar em conjunto para um crescimento sustentável.

8. Defina estratégias de marketing e vendas

Por fim, defina quais serão as estratégias de marketing e vendas usadas – sempre considerando o perfil do seu cliente. Considerando as limitações de marketing no setor contábil, é comum que as empresas invistam em ações digitais que não ferem às normas impostas.

Além disso, é importante registrar quais serão as estratégias usadas e estruturar um fluxo de processos – deixando claro como conduzir cada prospect até a contratação dos seus serviços.

Você já sabia como criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário. Não esqueça de se cadastrar para receber nossos conteúdos exclusivos.

One Response to “Como criar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade?”


  • ADEMIR COELHO DA SILVA / Responder

    ESTA AULA DE COMO CRIAR UM DEPTº COMERCIAL NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL FOI BASTANTE PROVEITOSA. EU NO MEU ESCRITÓRIO PENSEI EM FAZER UM SERVIÇOS DE MARKETING DO MEU ESCRITÓRIO, MAS NÃO ME PASSOU A IDEIA DE CRIAR UM DEPTO COMERCIAL. JÁ VOU REUNIR OS MEUS COLABORADORES PARA PLANEJARMOS JUNTOS ESSA POSSIBILIDADE. COM O PASSO A PASSO APRENDIDO NESTA AULA FICA MAIS VIÁVEL.

Fazer um comentário


Recomendado
Chegamos a um novo ano e isso significa que está…