Como começar seu escritório de contabilidade do zero?

como-comecar-se-escritorio-de-contabilidade-do-zero

Você quer começar seu escritório de contabilidade do absoluto zero, mas não sabe exatamente como colocar isso em prática?

Essa é uma preocupação muito comum entre os profissionais contábeis que desejam empreender.

Mesmo com conhecimentos técnicos e experiência no mercado contábil, a transição para a abertura de uma empresa é um processo delicado. São diversos os aspectos que devem ser levados em consideração para viabilizar a abertura de um escritório de contabilidade – e o mercado está repleto de oportunidades e ameaças.

Com as transformações promovidas pela tecnologia e com a mudança do perfil do profissional contábil, basta saber como se inserir corretamente no mercado. Se você tiver um bom planejamento das ações, certamente, terá condições de trilhar um caminho de sucesso.

Neste artigo, veremos como começar seu escritório de contabilidade do zero. Acompanhe!

1575043563 Contato - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

10 passos para começar seu escritório de contabilidade do zero

O principal desafio para os profissionais que querem começar seu escritório de contabilidade do zero é ter uma dimensão de todos os aspectos que estão envolvidos nesse projeto. Para ajudá-lo, veremos um passo a passo que passa pelos fatores que necessitam da sua atenção:

1. Garanta conhecimento da parte técnica

Antes de qualquer outra ação para começar seu escritório de contabilidade, garanta que você tem o conhecimento técnico necessário para executar e gerenciar as atividades. Afinal de contas, essa será a base para todo o trabalho desenvolvido pela empresa, e para um bom atendimento ao cliente.

Uma empresa de contabilidade, geralmente, possui como base alguns serviços tradicionais: escrituração contábil e fiscal, serviços trabalhistas e legalização de empresas. Além disso, ainda podem ser oferecidos serviços como planejamento tributário, consultoria financeira, entre outros.

Você não precisa dominar todas essas atividades, mas deve ter um conhecimento técnico suficiente para atender os clientes com confiabilidade e gerenciar sua equipe. Pode ser uma boa ideia ter sócios com conhecimentos complementares aos seus.

2. Elabore um bom planejamento

O planejamento é a base de qualquer negócio de sucesso. E com um escritório de contabilidade, isso não é diferente. Para que o seu sonho saia do papel, primeiro você precisa colocar ele no papel.

Uma boa ideia é elaborar um plano de negócios, que é um documento que reúne as principais informações de uma empresa:

  • Estrutura jurídico, societária e tributária;
  • Plano estratégico;
  • Estratégia de marketing;
  • Plano financeiro;

3. Defina nichos de mercado

Antes de começar seu escritório de contabilidade, tire um tempo para fazer uma boa pesquisa de mercado e definir alguns nichos em que você deseja atuar. Essa é uma ótima forma de se posicionar no mercado e entregar diferenciais para os seus clientes.

O mercado contábil é muito amplo. É possível atender desde pequenos negócios locais até grandes empresas com faturamentos milionários – passando por inúmeros nichos de mercado com necessidades específicas. Se você tentar atender a todos os públicos, dificilmente conseguirá fornecer um serviço de qualidade. Portanto, o ideal é se especializar.

4. Estruture uma divisão interna das atividades

Você pretende iniciar o seu negócio por conta própria? Tem alguns sócios? Prevê a contratação de uma equipe? Essas informações são indispensáveis para começar seu escritório de contabilidade e estruturar o funcionamento das atividades.

Imagine que você inicie as atividades e feche com seus primeiros clientes. E agora? Como fará o atendimento dessas empresas? Isso precisa estar claro desde o início. Caso contrário, você corre o risco de deixar seus clientes insatisfeitos e iniciar as atividades com uma reputação negativa no mercado.

5. Prepare-se para gerenciar sua empresa

Ao começar seu escritório de contabilidade, você está abrindo uma empresa. E, na posição de profissional contábil, você sabe que gerenciar uma empresa envolve diversas movimentações e alterações financeiras e patrimoniais, certo?

Prepare-se para fazer o gerenciamento de todas as áreas do seu negócio: finanças, marketing, atendimento ao cliente, contabilidade, gestão de pessoas, relacionamento com fornecedores, entre outras.

6. Invista na captação de clientes

Ao começar seu escritório de contabilidade, a expectativa é que você consiga atrair potenciais clientes, certo? Porém, para isso, será necessário investir em estratégias para captação desses clientes.

Isso inclui a estruturação de ações de marketing e a busca por contatos relevantes. Além disso, você pode explorar todo o poder da internet: mídias sociais, e-mails, anúncios digitais, site do escritório, entre outras ações relevantes.

7. Saiba como atender o cliente

O atendimento ao cliente é uma das atividades mais importantes para um escritório de contabilidade. Trata-se de uma empresa de prestação de serviço que possui contato constante com seus clientes. Portanto, saber como promover um atendimento de qualidade é um diferencial para que você comece a se destacar no mercado.

8. Conheça as necessidades de estrutura física

Você pretende alugar uma sala comercial? Precisa comprar computadores? Quais são as outras necessidades de estrutura física que seu escritório de contabilidade possui? Reflita sobre todas as aquisições que são necessárias para que você possa iniciar suas atividades com qualidade. Avalie a possibilidade de começar em home office ou então em um escritório virtual, para reduzir os investimentos iniciais.

9. Faça uma boa avaliação financeira

Você já conhece os custos para começar seu escritório de contabilidade? Uma boa avaliação financeira é fundamental para que descubra qual é o valor necessário para realizar o investimento inicial e não seja pego de surpresa com despesas inesperadas.

Para isso, liste todos os custos necessários – que incluem toda a estrutura física, contratação de funcionários, legalização do negócio, construção da identidade visual, estruturação das ações de marketing, pagamento das contas básicas dos primeiros meses, entre outros. Pense também no de giro necessário para a sobrevivência do negócio pelos próximos 12 meses, pelo menos, mesmo que sua empresa contábil não conquiste clientes no período.

10. Explore a visão da nova contabilidade

Quer começar seu escritório de contabilidade? Garanta que você inicie suas atividades consciente das mudanças recentes ocorridas no mercado. Em vez de manter a postura tradicional da contabilidade burocrática e limitada, é preciso entrar de cabeça no mundo da contabilidade consultiva – que tem mais valor a agregar para o cliente.

Além disso, apoie-se na tecnologia para viabilizar processos mais ágeis e coloque o seu foco nas atividades mais estratégicas. Certamente, essa é uma ótima maneira de entrar com o pé direito no mercado e impressionar seus clientes logo nos primeiros contatos.

E então, gostou das dicas para começar seu escritório de contabilidade do zero? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e cadastre-se na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Fazer um comentário


Recomendado
Você já se perguntou se valeria a pena comprar outro…