COMO AJUDAR AS EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE A SAÍREM DA CRISE

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As maiores ações do governo frente à crise do coronavírus têm sido direcionadas para mitigar os danos para o pequeno empresário que, notadamente, é o que mais costuma empregar no Brasil.

Foram anunciadas medidas que englobam diferimento no recolhimento de impostos, linha de crédito especial. E os grandes empresários não estão recebendo anúncios.

Como ajudar as empresas de médio e grande porte a saírem da crise durante este período? Vamos debater pontos a respeito de empresas regidas pelo lucro presumido ou mesmo pelo lucro real.

Algumas empresas grandes tem adotado medidas de demissões de parte da equipe. Tem empresários que tomaram ações como corte de um percentual do salário para não pagar vale refeição, encurtando a jornada de trabalho para 6 horas e manteve os empregos. 

Algumas empresas estão priorizando o caixa e, por isso, elas estão deixando de pagar impostos por conta do cenário incerto. Uma das ações valiosas a serem feitas nesse momento com esses clientes é a Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE). 

Análise horizontal e vertical da DRE

Com a Demonstração dos Resultados do Exercício é possível fazer análise horizontal e vertical. A horizontal avalia evolução de receitas e também de gastos. Ela é capaz de analisar temporalmente para identificar como se deu a evolução. A análise vertical proporciona comparações de conta segundo grupos. Dá para isolar uma conta em específico e ver o impacto que ela causa no todo. 

A combinação das análises horizontal e vertical ajudam a analisar tendências e projeções que podem auxiliar a empresa de maneira estratégica. O Demonstrativo de Resultados pode ser combinado com outros documentos, para permitir uma análise da situação financeira da empresa.

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Regime de tributação

É importante também que seja analisado o regime de tributação que está sendo praticado. 

É muito importante você fazer estudo tributário do seu cliente para saber se nesse novo cenário se a opção tributária que ele teve vale a pena. Mobiliza o setor fiscal da sua empresa contábil para poder estar junto nessa análise, pois os planos feitos em dezembro para executar em todo esse ano com certeza tem de ser modificados perante o tamanho dessa crise causada pelo coronavírus. 

Esse mesmo gancho pode ser usado também no momento de se conquistar um novo cliente em que você pode fazer o estudo tributário para saber se tributar com o lucro real e tributar menor do que seria com a presunção.

Governança, Risco e Compliance

Uma outra política que pode ser adotada por médias e grandes empresas por intermédio do contador consultor é a Governança, Risco e Compliance (GRC). Ela pode funcionar numa análise de dados como um índice que monitora entrega e a qualidade. Ela é um elo entre operação e para dar conforto aos sócios daquelas entregas.

No momento atual as pessoas estão agindo muito pelo gatilho do medo. E o papel do contador é de ser um curador e filtrar as informações que, de fato, possam beneficiar o cliente. Você pode enviar tais informações a seus clientes e prospectos por email marketing.

É uma forma de dar suporte aos empresários que já integram sua carteira de clientes e também captar outros empresários que também se sentem amparados. É importante que repassar conhecimento reforça o gatilho da autoridade e transmitir informações importantes ainda aciona o gatilho da reciprocidade. Esse cliente se sentirá grato e assim reforça-se o laço de confiança e fidelidade. 

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