Os 5 marcos de sucesso de uma empresa contábil

Os 5 Marcos De Sucesso De Uma Empresa Contabil - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Você busca construir uma empresa contábil de sucesso? Esse é o sonho de muitos profissionais que atuam neste mercado tão concorrido, entretanto, poucos sabem como tirar esse plano do papel e colocá-lo em prática.

Em meio às inúmeras atividades do dia a dia em um escritório de contabilidade, é comum vermos empresários que não conseguem dar a atenção devida à gestão do negócio. Mas esse momento de planejamento e administração é essencial para o crescimento de qualquer empresa.

Além disso, uma empresa de contábil de sucesso precisa realmente agregar valor para os seus clientes. Mais do que auxiliar no cumprimento de obrigações legais, o contador deve atuar de forma consultiva e contribuir com informações úteis na gestão do negócio. Ou seja, é possível gerar benefícios para outras pessoas com o trabalho da contabilidade.

Uma forma de compreender melhor o crescimento de uma empresa contábil é analisar os 5 marcos de sucesso que devem ser buscados: liderança, cultura, equipe, processos e crescimento. Neste artigo, veja como você pode colocá-los em prática no seu negócio.

Confira Nossos Serviços - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Quais são os marcos de sucesso de uma empresa contábil?

Uma empresa contábil de sucesso passa por 5 marcos principais, que guiam suas atividades. Quando o empresário consegue integrar essas práticas na gestão do negócio, torna-se mais fácil promover o seu crescimento.

 1. Liderança

Por trás de toda empresa contábil de sucesso existe um líder que entende seu papel para a organização e atua como um fio condutor para inspirar os membros da equipe. É ele quem dá o exemplo de trabalho e conduz as atividades da forma desejada.

Porém, não podemos confundir o papel de líder com o de um chefe. O líder não chega a este posto somente por conta do seu cargo, mas sim pelo papel exercido sobre as pessoas. Ele deve ser capaz de falhar e admitir os seus erros – atuando lado a lado com o restante da equipe.

Antes de gerenciar pessoas, o líder precisa conhecer suas próprias competências e responsabilidades. A partir daí, é possível atuar no dia a dia da empresa contábil para conduzir as operações.

2. Cultura

O que as pessoas fazem quando você não está presente no ambiente de trabalho? Essa é uma dúvida muito comum entre os gestores de qualquer empresa – e no setor contábil não é diferente.

A forma como a equipe da organização trabalha tem uma ligação direta com a cultura. Quais são as práticas estimuladas pela gerência? Os funcionários sabem o papel que devem desempenhar? As ações do dia a dia condizem com as diretrizes traçadas pela administração?

Entre os fatores que podem influenciar na cultura de uma empresa contábil, podemos destacar:

Atualização da visão sobre a contabilidade

Por muitos anos, a contabilidade foi vista como uma atividade ligada unicamente ao cumprimento de atividades burocráticas e exigências legais – porém, esse nunca foi seu real propósito.

Com a evolução da tecnologia, é preciso dedicar um tempo cada vez menor para processos manuais e repetitivos – abrindo espaço para uma atuação consultiva. O entendimento dessa mudança do papel da contabilidade faz toda a diferença para guiar a cultura da empresa.

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

Ajuste do mindset

Você já presenciou processos ineficientes que seguem sendo feitos da forma equivocada por uma questão de tradição? Ou, então, o apego a uma estrutura hierárquica rígida, sem incluir os membros da equipe na tomada de decisão? Essas são alguns exemplos de mentalidades que precisam ser questionadas para nutrir uma cultura de trabalho mais benéfica para todos.

Iniciativa do líder

Já vimos que o líder deve servir como exemplo para toda a empresa contábil, certo? Isso também vale no momento de implementar a cultura. É por meio dos exemplos dados pelos gestores da empresa que os funcionários agem.

Atualização tecnológica

Estamos passando por um processo de grande transformação tecnológica nas empresas contábeis. Migrar de processos manuais para automatizados não é apenas uma questão de comprar equipamentos ou contratar softwares, mas também passa pela mudança da cultura de toda a empresa.

3. Equipe

Uma empresa contábil de sucesso conta com pessoas certas nos lugares certos.

Mas o que são as pessoas certas?

É justamente neste ponto que muitos empresários pecam. Afinal, quando não se sabe quem são as pessoas certas, fica torna difícil recrutar e capacitar corretamente a equipe.

Além disso, mais do que capacitar as pessoas com as competências necessárias, também é fundamental desenvolver a atitude desses profissionais – incluindo iniciativa e capacidade de inovação para desenvolver um trabalho de qualidade.

E quais são os lugares certos?

Imagine que você contrate um especialista na área fiscal e aloque esse profissional na área societária. Esse seria um grande desperdício de talento, não é? Alocar os profissionais nos lugares certo significa reconhecer quais são suas competências e encaixá-las nos processos executados pela sua empresa.

4. Processos

Experimente tirar um dia apenas para observar como as atividades de rotina da sua empresa contábil são realizadas. Certamente, essa experiência vai mudar a forma como você enxerga os seus processos e a necessidade de pessoas dentro da empresa.

Não é incomum empresas contábeis que parecem que agregam empresas diferentes dentro de uma mesma organização. Cada funcionário realiza as atividades de uma forma diferente – gerando um grande desentendimento e situações de retrabalho.

Mais do que ter uma equipe de qualidade, é fundamental que os profissionais saibam exatamente como devem executar o seu trabalho. Quando todos estão em sintonia, a produtividade da organização cresce.

Veja alguns pontos-chave quando falamos sobre os processos de uma empresa contábil:

  • Fluxo de atividades. Como uma informação é recebida? Como é processada? Quem são os responsáveis? O entendimento claro sobre o fluxo de processos é essencial para que todos os profissionais consigam compreender o seu papel na estrutura organizacional.
  • Capacidade de colaboração. Quando os processos estão claros e bem estruturados, toda a equipe trabalha como uma única máquina, cujas peças estão encaixadas – criando uma cultura de colaboração.
  • Plataforma integrada na nuvem. Atualmente, é impossível falarmos sobre estruturação de processos sem considerar a tecnologia. Com o uso de uma plataforma integrada na nuvem, se torna mais simples organizar os processos e conceder acesso às informações necessárias pelos funcionários.
  • Redução do retrabalho. O retrabalho representa um custo invisível para uma empresa contábil. Quanto mais estruturados forem os seus processos, menores serão as situações de retrabalho.

5. Crescimento

Por fim, o quinto dos marcos de sucesso de uma empresa contábil é o seu crescimento. Na prática, essa é uma consequência natural dos outros quatro marcos que vimos.

O objetivo de qualquer empresário é alcançar um crescimento sustentável e escalar sua empresa, não é? A partir da expansão das atividades e aumento do número de clientes, é possível investir em novas atividades (como em ações de marketing digital ou ampliação do setor comercial) – dando uma amplitude maior às operações.

Focando nos seus diferenciais e gerando valor para o cliente, você conseguirá promover o crescimento da sua empresa. O seu objetivo deve ser chegar ao ponto em que a organização consiga funcionar plenamente sem a sua intervenção direta em todas as atividades – criando um ecossistema que continua se desenvolvendo constantemente.

Você já conhecia esses 5 marcos de sucesso de uma empresa contábil? Como enxerga esses pontos aplicados no seu negócio? Deixe o seu comentário.

2 Responses to “Os 5 marcos de sucesso de uma empresa contábil”


  • ADEMIR COELHO DA SILVA / Responder

    MAIS UMA AULA PRA SE FAZER REFLEXÃO DO QUANTO SE PODE TRANSFORMAR UM CONTADOR TRADICIONAL PARA UM CONTADOR CONSULTIVO. CADA VEZ MAIS SURGEM DICAS MARAVILHOSAS. GRATO. AULA SHOW!!!!!!

    • Pedro Nery / Responder

      Olá, Ademir! Fico muito feliz que esteja gostando! Quero te fazer um convite especial! Eu criei uma lista de contadores que recebem conteúdos exclusivos, que ajudam a diferenciar o negócio contábil e melhorar a gestão. Se quiser receber gratuitamente, peço que se cadastre no link a seguir: https://materiais.marcoeducacao.com.br/cadastro

Fazer um comentário


Recomendado
Para o empresário que atua no nicho de contabilidade, existe…