O que é sucesso para um escritório de contabilidade?

O Que é Sucesso Para Um Escritório De Contabilidade - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Enquanto empresário contábil, você sabe o que é sucesso para você? E para o seu negócio? 

Em parceria com a CEO do G-Click, Cris Andrade, o nosso sócio, Pedro Nery, participou do webinar “Marcos de sucesso do escritório contábil”

Neste artigo, separamos os pontos principais da primeira parte do bate papo, em que Pedro e Cris conversaram sobre o que é sucesso no mercado da contabilidade.

A definição de sucesso 

Para alguns, sucesso é ter dinheiro no bolso; entretanto, para outros, é poder deitar tranquilo sabendo que entregou tudo o que tinha que fazer durante o dia… 

Mas apesar dessa palavra ter um conceito extremamente amplo e variável, vamos delimitar o conceito de sucesso em escritórios de contabilidade tendo como base assim, 4 pilares principais:

O Que é Sucesso Para Um Escritório De Contabilidade - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Com eles em mente, então, o mais importante é trabalhar para alcançar assim, a prosperidade sustentável. 

Desse modo, vamos falar sobre cada um desses tópicos?

Resultados

Certamente, o sucesso financeiro veio na cabeça de muitas pessoas quando fizemos as primeiras perguntas iniciais. Sendo assim, é indubitável que o negócio contábil precisa ser lucrativo para ter sucesso. 

Contudo, é importante lembrar que a questão financeira está intimamente atrelada ao negócio! Você empreende porque quer ter uma receita e resultados positivos, tanto na vida pessoal quanto para a empresa, não é mesmo?

Para que isso seja possível, o primeiro passo é alcançar o ponto de equilíbrio, sabendo exatamente quanto você precisa faturar para então, cobrir todos os custos. Após, é o momento de buscar mais… 

Para saber se está no caminho certo, uma boa ambição é ter 45% do faturamento em folha e todo o trabalho entregue em dia.

Segurança

O empreendedor contábil sempre fica muito preocupado e ansioso sobre como vai ser o seu escritório, e assim faz com que muitas perguntas passem por sua cabeça, como:

“Será que vou pagar multas?”, “Quanto vou ter que gastar com isso?”, “Será que toda documentação daquele cliente está correta?”.

Dessa maneira, é fácil perceber que é um grande desafio ter um empreendimento capaz de gerar lucros e,então, ao mesmo tempo, a possibilidade de descanso do sócio sem nenhum tipo de preocupação constante.

Nesse hiato, saber que tudo foi feito da maneira correta e com prazos em dia, é parte do processo que mostra que um escritório de contabilidade está alcançando o sucesso. 

Por aqui, para conseguir ter essa tranquilidade, usamos o G-Click, um gestor de tarefas web feito para contadores. A plataforma permite que os gestores tenham total controle sobre o que está sendo feito por cada colaborador e para cada cliente

Dessa forma fica muito mais fácil avaliar e controlar os riscos, evitar o pagamento de multas e assim, ter ainda mais convicção para delegar!

Qualidade de vida

No dia a dia é comum vermos muitos contadores reclamando que não conseguem mais ter vida fora do escritório, que sempre chegam muito cansados em casa, que não tem tempo para malhar ou para cuidar da própria saúde… 

É preciso entender que conseguir a tão sonhada qualidade de vida vai refletir diretamente na forma como o negócio é conduzido. 

A partir do momento em que acontece a conscientização de que existe vida além da contabilidade, o gestor consegue gerenciar tudo com muito mais calma e leveza! 

Você já se deu conta de que pode estar direcionando mal a equipe ou os negócios porque está super estressado?

Tire férias, não leve trabalho para casa, cuide da saúde, jogue o futebol com os amigos… 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Lembre-se: quando a empresa contábil não é bem gerida, o empresário vira um prisioneiro do seu próprio negócio.

Realização profissional 

Ao longo do tempo, o contador foi se consumindo focado em cumprir etapas de entrega e então, acabou perdendo a realização pessoal e profissional. 

Para dizer que tem sucesso, o contador precisa sentir orgulho da sua profissão, dos resultados que proporciona para os seus clientes e da transformação que causa em outros negócios. 

É preciso saber que aquilo que foi prometido para os clientes, foi entregue com algo a mais, fazendo eles pensarem “UAU!“. 

Afinal, é assim que você começará a dizer para si mesmo “Esse trabalho valeu muito à pena. Funcionou e ajudou meu cliente a resolver um problema! Tive total sucesso!”.

Você está em busca desses 4 pilares de sucesso? Acrescentaria mais algum? Compartilhe a sua opinião com a gente!  

Para ter acesso a mais conteúdo como esse é só acessar a categoria de Gestão Contábil do nosso blog. E não deixe de conferir o webinar completo no Youtube. Tem muito mais conteúdo por lá! 

Fazer um comentário


Recomendado
Nos últimos anos, quantas vezes você já ouviu falar no…