O novo perfil do profissional contábil

O Novo Perfil Do Profissional Contabil - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Estamos vivendo um tempo de transformação profunda na contabilidade. Os avanços da tecnologia surgiram como o empurrão que faltava para a chegada do novo perfil do profissional contábil, que tem muito a oferecer para seus clientes – contribuindo com o desenvolvimento empresarial e exercendo um papel de consultor.

A profissão contábil sempre teve um potencial incrível para gerar valor para seus clientes. Porém, com a grande necessidade de cumprir rotinas legais e executar atividades repetitivas, todo esse potencial estratégico foi deixado de lado.

Fazer a digitação de notas fiscais, apurar tributos manualmente e emitir guias de pagamento são algumas das principais atividades em empresas contábeis. Porém, com ferramentas digitais que automatizam os processos repetitivos, essas atividades não demandam mais horas de trabalho semanais – e isso abre espaço para o crescimento do novo perfil do profissional contábil.

Quer descobrir o que você deve esperar do futuro da profissão contábil? Então, acompanhe ao longo deste artigo.

Confira Nossos Serviços - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

As mudanças no mercado contábil

Pergunte a um empresário qual é a sua visão sobre a profissão contábil. São grandes as chances de que você ouça uma resposta que envolve o pagamento de impostos e atividades burocráticas, não é?

Entretanto, o profissional contábil pode ir muito além desse estereótipo que foi criado ao longo dos anos. Apesar de muitos empresários enxergarem a contabilidade como um mal necessário, a verdade é que você tem o poder de ajudar empresas a alcançarem o sucesso no mercado. Basta querer.

Todo esse foco nas atividades “tradicionais” da contabilidade fez com que os profissionais contábeis perdessem seu espaço no mercado. Um ótimo exemplo disso são escritórios de advocacia oferecendo o serviço de planejamento tributário – enquanto um contador possui a expertise necessária para executar um trabalho de ótima qualidade e ajudar seus clientes a reduzirem custos com o pagamento de impostos.

A tecnologia exerce um papel de protagonista nas mudanças do mercado contábil. Com a possibilidade de automatizar vários processos do dia a dia, os profissionais têm mais tempo para se dedicar a outras atividades – e isso inclui uma abordagem consultiva para gerar mais valor aos seus clientes.

A contabilidade consultiva trabalha com uma visão mais ampla para se envolver de perto com os clientes. Trabalhando dessa forma, o novo profissional contábil pode ser o grande vetor de sucesso para empresas – e impulsionar o desenvolvimento do país.

Além disso tudo, ainda precisamos considerar a busca do poder público para facilitar a vida do empresário – o que reduz a necessidade do contador. Sem passar por um processo de atualização da mentalidade, muitos profissionais contábeis podem acabar ficando para trás em relação às necessidades dos seus clientes.

Qual é o novo perfil do profissional contábil?

Considerando essa transformação no mercado de contabilidade, podemos traçar as competências esperadas do novo perfil do profissional contábil. Veja quais são as principais delas:

Compreensão do seu papel como contador

A principal característica do novo perfil do profissional contábil é o entendimento do seu papel como contador. É preciso abandonar a ideia de que o contador está limitado a cumprir requisitos legais e assumir o papel de protagonista no sucesso de seus clientes.

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

Muitas pessoas que ingressam na faculdade de contabilidade pensam que o curso é baseado na matemática, porém, essa é uma visão muito distorcida do real papel do contador. Com uma atuação consultiva, o profissional contábil tem toda a capacidade de gerar informações úteis na gestão empresarial.

Atualização tecnológica

O novo profissional contábil precisa acompanhar as mudanças ao seu redor. Atualmente, isso significa uma atualização tecnológica. Com tantas ferramentas que facilitam o trabalho do contador, não existem bons motivos para continuar trabalhando com foco em operações manuais e repetitivas.

Foco no relacionamento

O profissional contábil não pode ficar sentado em sua mesa preso aos processos burocráticos. Ele precisa ir ao encontro do seu cliente e construir bons relacionamentos – mostrando todo o seu valor. É esse contato mais próximo do empresário que permite que o contador atue como um consultor.

Atuação consultiva

A contabilidade lida com todas as informações financeiras e patrimoniais de seus clientes. Quando bem processados, esses dados se transformam em informações muito úteis para qualquer empresário. Por meio de uma atuação consultiva, o profissional contábil pode aplicar esses conhecimentos para auxiliar empresários a maximizarem seus resultados.

Capacidade de diferenciação

As soluções tecnológicas estão disponíveis para todos os profissionais contábeis. Com o passar dos anos, todas as empresas contábeis poderão automatizar processos para atender seus clientes com mais agilidade. Levando isso em consideração, qual é o seu diferencial no mercado?

O novo perfil do profissional contábil é proativo e busca formas de se diferenciar. Quanto mais valor você for capaz de gerar para os seus clientes, mais fácil será ganhar destaque no novo mercado de contabilidade.

Alinhamento com os clientes

Imagine que você tenha um cliente que não quer emitir nota fiscal para evitar tributação. Enquanto um contador tradicional se limitaria a explicar a implicação legal de não emitir notas fiscais, o novo profissional enxerga uma oportunidade perfeita de demonstrar sua expertise para auxiliar esse empresário a melhorar a gestão do seu negócio.

Qual é o preço de venda praticado pela empresa? Qual é a margem de contribuição obtida na venda dos produtos? Como está estruturado o fluxo de caixa do negócio? Todas essas são questões que levam o empresário a questionar a sua gestão – e, também, são aspectos que podem ser trabalhados para alavancar o desempenho do negócio.

Em vez de não emitir notas fiscais para diminuir as despesas tributárias, é possível encontrar outros caminhos para reduzir custos e aumentar as receitas. Esse alinhamento com as expectativas dos clientes é essencial para prosperar no novo mercado contábil.

Planejamento do futuro

Mesmo com todas as mudanças ocorrendo atualmente, o novo profissional contábil já está pensando no seu futuro. É preciso continuar acompanhando as mudanças do mercado e compreender as expectativas do consumidor para entregar um serviço de qualidade.

Reconhecendo que as atribuições manuais e repetitivas (como trabalhos que se resumem à digitação) serão cada vez mais automáticas, como você pode gerar valor para o seu cliente? É essa questão que deve impulsionar as atividades do novo contador.

Autoridade técnica

É claro que toda a mudança do profissional contábil para uma atuação consultiva requer uma autoridade técnica. Em vez de se limitar a aprender as rotinas do dia a dia da empresa contábil, o contador precisa aprimorar constantemente os seus conhecimentos para adquirir expertise para auxiliar os empresários.

Isso inclui conhecimentos sobre controle financeiro, gestão de processos, organização dos estoques, análise patrimonial, planejamento tributário, entre outros que fazem parte da profissão contábil. Quanto mais você dominar esses tópicos, mais terá a oferecer para os seus clientes.

E então, já conhecia o novo perfil do profissional contábil? Como você se enxerga em meio a essas mudanças no mercado? Deixe o seu comentário.

2 Responses to “O novo perfil do profissional contábil”


  • LIGIA DE CASTRO FONSECA ALVES / Responder

    AULA BASTANTE PRODUTIVA. TOMEI CIÊNCIA QUE PARA SER UM CONTADOR CONSULTOR TEM QUE DOMINAR DIVERSAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS COMO O CONTROLE FINANCEIRO, GESTÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO DE ESTOQUES, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ETC. GOSTEI MUITO DA AULA!!

    • Pedro Nery / Responder

      É isso aí, Lígia! Os contadores consultores são o futuro da profissão contábil e chave para o sucesso das empresas. Vamos juntos!

Fazer um comentário


Recomendado
Será que é possível gerenciar 75 clientes com apenas 1…