Inteligência artificial na contabilidade

Inteligencia Artificial Na Contabilidade (1) - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

A inteligência artificial chegou na contabilidade.

Com uma grande evolução tecnológica dentro das empresas, os impactos também podem ser notados na atividade contábil: estão disponíveis ferramentas digitais cada vez mais completas e úteis para automatizar processos.

Por conta disso, os processos internos estão sendo revistos e a profissão contábil apresenta uma mudança de viés – atuando com uma abordagem mais consultiva. Sem perder tempo com processos manuais repetitivos, os profissionais contábeis têm mais tempo para atuar de forma estratégica.

Já imaginou se a sua empresa contábil fosse capaz de auditar a documentação do cliente ainda antes de ele realizar o pagamento? Com processos manuais, seria impossível colocar isso em prática. Mas com a tecnologia de inteligência artificial, esse é apenas um dos inúmeros exemplos de processos que podem ganhar em eficiência.

Quer entender todo o impacto causado pela inteligência artificial na contabilidade? Acompanhe.

A inteligência artificial no mundo empresarial

A inteligência artificial não é mais um fenômeno que vai chegar às empresas em algum momento no futuro – ela já está aqui. Os empresários podem tirar proveito dessas inovações no mundo dos negócios agora, porque esperar que a tecnologia chegue até eles significa ser deixado para trás pelos concorrentes.

A inteligência artificial pode ajudar com quase todos os aspectos do negócio, incluindo mobilidade, marketing e publicidade, atendimento ao cliente, segurança, finanças e contabilidade.

Muitas empresas adotam a tecnologia da inteligência artificial para tentar reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente. Ao implantar a tecnologia correta, sua empresa pode ganhar a capacidade de:

  • Economizar tempo e dinheiro automatizando e otimizando processos e tarefas de rotina
  • Aumentar a produtividade e a eficiência operacional
  • Tomar decisões de negócios mais rápidas com base em resultados de tecnologias cognitivas
  • Evitar erros humanos
  • Usar insights para prever as preferências dos clientes e oferecer-lhes uma experiência melhor e personalizada
  • Processar grandes quantidades de dados em pouco tempo
  • Aumentar a receita identificando e maximizando as oportunidades de vendas
  • Aumentar a especialização dos serviços por meio de análises de dados – oferecendo consultoria e suporte inteligentes

Confira Nossos Serviços - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Contador como agente de transformação

Explorando a inteligência artificial na contabilidade, o profissional contábil ganha mais espaço para atuar como um agente de transformação. Automatizando os processos manuais e repetitivos, torna-se possível focar em gerar mais valor para seus clientes.

Em países como EUA, Canadá, e na Europa, o contador já tem um papel de gestor estratégico, com grande importância dentro das empresas. Porém, no Brasil, a contabilidade ainda é vista como um mal necessário por grande parte dos empresários.

Um dos motivos que leva a isso é a complexidade fiscal. Com tantas obrigações legais, os contadores precisam ocupar o seu tempo apenas cumprindo rotinas burocráticas. Porém, a inteligência artificial surge para reduzir drasticamente o número de horas necessárias para isso.

Quando feitos manualmente, os processos são mais ineficientes – pois demandam muitas horas/homem para pouco resultado. Assim, apresentam um resultado tardio e intempestivo. Na existência de inconsistências, não há mais tempo hábil para correção.

Por outro lado, um processo automatizado com base na inteligência artificial elimina esses problemas. O contador pode adotar uma postura de orientar o cliente e participar da tomada de decisão. Estamos falando de menos tempo digitando e mais tempo auxiliando o cliente.

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

A importância da inteligência artificial na contabilidade

Sem a tecnologia, seria impossível essa atuação do contador como agente de transformação. É preciso que existam as soluções que aceleram as rotinas manuais para que o profissional contábil tenha tempo de atuar mais próximo do seu cliente.

Entre os processos que podem ser automatizados com eficiência estão a emissão de NF, cálculo de folha de pagamento, apuração e recolhimento de tributos, correção de inconsistências com antecedência, checagem do CNPJ do cliente/fornecedor, entre outras.

Com a inteligência artificial na contabilidade, você pode deixar essas atividades repetitivas e focar nas criativas. É esse o caminho para ter mais contato com os seus clientes, entender suas dores e se tornar um conselheiro de confiança.

Como aproveitar as oportunidades da tecnologia?

Com a aplicação da inteligência artificial na contabilidade, muitos profissionais se preocupam com o futuro de suas carreiras. Por outro lado, os empresários contábeis buscam aproveitar todos os benefícios das soluções digitais.

A verdade é que o profissional contábil deve se tornar cada vez mais importante para os seus clientes. Porém, será preciso se atualizar. O foco da contabilidade deve deixar de ser no cumprimento de obrigações legais e passar para o apoio na gestão.

Veja três pontos importantes para conseguir aproveitar a inteligência artificial na contabilidade:

Atualização

O profissional contábil precisa estar mais próximo das empresas de seus clientes, conhecer as regras de negócio e viver isso na prática. Não dá mais para ficar longe fazendo apenas apurações. É preciso se integrar às estratégias e gerar valor.

A contabilidade trabalha com muitos dados da empresa que permitem gerar informações estratégias. E nem o empresário sabe todo o potencial que pode ser extraído dos dados do dia a dia das operações.

Um ótimo exemplo disso é uma avaliação de ciclo de vida do produto com base nas receitas e custos – que já estão disponíveis ao empresário, mas não estão estruturados adequadamente. Basta que o contador processe esses dados para responder a várias perguntas: manter o produto ativo ou não? É preciso ajustar o preço? Em quais produtos focar para aumentar a margem de contribuição?

Mudança de cultura

O ser humano apresenta uma resistência natural às mudanças – mesmo que de forma não intencional. Porém, no fim das contas, é preciso desapegar da forma como o serviço contábil é executado e focar no problema a ser resolvido: como fazer o empresário ganhar mais dinheiro e ser feliz?

Ou seja, o profissional contábil precisa redescobrir como pode ajudar os seus clientes. E todo o poder da tecnologia exerce um papel central nesse processo de mudança. Afinal, é preciso transformar a mentalidade do negócio para aproveitar os benefícios da inteligência artificial.

Reformulação de processos

Ao introduzir a inteligência artificial na contabilidade, muitos processos precisam ser revistos – desde o atendimento e recebimento de notas fiscal até a abordagem ao cliente. Ou seja, é uma mudança que afeta todo o modelo de negócio.

Os objetivos gerais precisam se adequar ao novo mercado contábil – em que o contador atua de forma consultiva. Trata-se de uma integração entre contabilidade e administração para gerar mais valor ao cliente.

A inteligência artificial pode ser aplicada na predição de dados, permitindo uma análise do amanhã – e não apenas o processamento de dados do passado. Com base nisso, várias atividades estratégicas passam a fazer parte dos serviços prestados pela contabilidade: gestão de estoque, precificação, análise dos resultados, matriz BCG, tomadas de decisão de compras de empresa, entre outras.

Você já conhecia o impacto da inteligência artificial na contabilidade? Como enxerga essa tecnologia aplicada no seu negócio? Deixe o seu comentário.

Fazer um comentário


Recomendado
O futuro da contabilidade é cada vez mais tecnológico e…