O que impede a evolução dos contadores?

Evolução Dos Contadores Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Não é nenhuma novidade para quem acompanha o Pedro Nery que, nos últimos anos, o mercado contábil tem se reinventado. As principais transformações dizem respeito a um modelo em que a contabilidade deixa de se limitar ao mero cumprimento das obrigações legais para ampliar sua importância no dia a dia do cliente, auxiliando a promover uma melhoria completa da gestão dos negócios.

Em consequência, é primordial que o profissional de contabilidade esteja atento ao movimento, tanto para adaptar seu negócio às demandas atuais, quanto para promover a sua própria evolução, de forma a se tornar um empreendedor atualizado e devidamente capacitado para atender a prospectos e clientes conforme suas necessidades mais urgentes.

Como se trata de uma revolução recente, ainda que estejam cientes das novas necessidades, boa parte dos contadores não consegue entregar, na prática, esse novo propósito de transformar a vida de seus clientes.

Por que isso acontece? Temos as respostas.

Falta método

A partir do momento em que o contador compreende a importância de promover uma transformação em seu negócio contábil e se dispõe a fazê-lo, ele tem definida sua meta – ou seja, aonde quer chegar. No entanto, muitos falham em dar o passo seguinte: ter um método. A etimologia da palavra, do grego antigo, explica: metá – “o que segue, objetivo”; hodós – “caminho”. Em outras palavras, isso quer dizer simplesmente que é preciso construir um caminho para chegar à meta.

As dificuldades para delinear métodos não são decorrentes de incapacidades por parte dos profissionais, mas sim de um problema bem mais profundo. Afinal, em que momento da trajetória educacional e profissional os contadores são formados para o desenvolvimento de tal visão?

Infelizmente, não havia treinamentos que considerem a importância das técnicas de gestão aplicadas no dia a dia, especialmente para pequenos negócios, seja no colégio ou nas universidades. O resultado é sentido em situações como essa, nas quais o profissional enfrenta dificuldades para visualizar caminhos, desenhar estratégias e definir os melhores métodos para alcançar resultados na gestão de negócios.

Depois de identificado o desafio, a habilitação necessária para chegar à meta precisa ser buscada a partir do interesse e atitude do contador em se capacitar. Ao final deste artigo, você encontrará uma dica preciosa de como iniciar o caminho.

Mas há ainda um outro motivo bastante compreensível que comumente justifica a dificuldade em buscar as evoluções na prática profissional.

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

Falta tempo

Não pense que o sentimento de estar sempre atribulado e correndo contra o tempo é só seu: a rotina de um contador é mesmo pesada e trabalhosa.

A própria prática operacional dos serviços contábeis envolve uma extensa série de obrigações, que exigem não somente tempo como também atenção e atualização constante, já que o governo modifica as legislações e exigências referentes ao âmbito tributário, trabalhista e contábil das empresas.

Para além do cumprimento das formalidades legais de todos os clientes, há ainda toda a gestão do próprio negócio contábil. Financeiro, administrativo, gestão de pessoas, gestão de processos… Diante de tantas demandas, como ter tempo para ajudar o cliente a melhorar o negócio dele, se não tem sobrado tempo nem para fazê-lo internamente? Há dois caminhos.

Aprenda a delegar

Para um gestor, contar com uma equipe bem capacitada para a execução das atividades é o que garante segurança e confiança de que o negócio está bem encaminhado e entregando um serviço de excelência.

Mas é uma responsabilidade à parte saber usufruir das expertises presentes na equipe de forma a criar uma divisão de tarefas eficiente. Além de criar um fluxo inteligente para os processos, contar com seu time proporciona ao gestor a ferramenta valiosa do tempo, possibilitando que se dedique a planejamentos e estratégias tanto para a sua evolução como a do negócio.

Una-se a uma rede de contadores consultores

Uma alternativa ainda nova e em crescimento para fornecer ao contador a possibilidade de voltar a atenção para remodelar seu negócio é a de contar com uma parceria de confiança que se responsabilize pelas operações contábeis. Dessa maneira, a empresa parceira (uma espécie de franqueadora) faz o serviço fiscal, trabalhista, contábil e paralegal, e você, contador, pode assumir a parte consultiva, ou seja, partir efetivamente para a transformação dos negócios dos seus clientes.

O serviço é uma verdadeira comprovação de como a inovação chegou ao mercado contábil. A Marco Contabilidade Consultiva, atenta à crescente necessidade dos profissionais contábeis em expandir e otimizar seus negócios, já oferece um modelo de negócio de contadores consultores associados.

Capacitações

Além disso, com o objetivo de preencher a lacuna existente na educação contábil e ainda ressignificar o papel do contador na sociedade, a Marco Educação Contábil também oferece conteúdo focado no público contador, para auxiliar no fornecimento de ferramentas e metodologias que realmente possibilitem que os profissionais se sintam aptos a transformar os negócios de seus clientes.

Evolução Dos Contadores - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

O canal Contabilidade Consultiva é uma das primeiras ferramentas fornecidas, com conteúdo totalmente gratuito que você pode acompanhar pelo canal no YouTube e ainda pelo Instagram.

Conte com a nossa parceria para dar passos ainda maiores na sua empresa contábil!

Fazer um comentário


Recomendado
Diga-me quais aplicativos você usa no seu smartphone e te…