Como eliminar a maior dor dos empresários com serviços contábeis?

Como Eliminar A Maior Dor Dos Empresários Com Serviços Contábeis Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Um terço da população adulta brasileira é envolvida com atividades empreendedoras. Estamos falando de 53,5 milhões de pessoas, de acordo com Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2019. E o cenário que mais contadores esbarram é o do empresário que não sabe dominar seus números.

São empreendedores que abriram um negócio por um sonho, ou que enxergaram uma oportunidade ou por conta de ter uma habilidade em determinada área . Entretanto, mais cedo ou mais tarde, chega a dura realidade de ter de lidar com contas, finanças, planilhas,….

E muitos acabam não enxergando o contador como um aliado para tais soluções. E sim como um mal necessário que gera os salários e emite os impostos.

Ninguém monta um negócio pensando: “Vou fazer o controle financeiro maravilhoso”. É uma atividade que os empreendedores tendem a deixar para depois, conforme vão sentindo necessidade. Mas se eles não dominarem os seus números, vão colocar em risco o próprio negócio. Especialmente em um momento de crise como o do coronavírus.

E é por esse motivo que a vertente da contabilidade consultiva está crescendo e é o pano de fundo do sucesso para muitos negócios. Prestar consultoria financeira e estratégica é o fronte de ataque dos contadores. E para isso eles contam com tecnologia.

O trabalho do contador consultor muito envolve dar clareza aos números e educar o cliente financeiramente. É no sentido de descomplicar tais números para os empresários, que o uso de sistema de gestão financeira como o QuickBooks é vital. 

O QuickBooks é uma plataforma online de gestão para pequenos negócios que profissionaliza a gestão financeira da empresa. Com isso, ele dá mais tempo para o empresário focar no que é mais importante: fazer o seu negócio crescer.

Com a tecnologia do QuickBooks, o empresário não precisa mais guardar papéis e pode dominar as finanças da empresa na palma da sua mão. Isso através do aplicativo para smartphone. E o seu contador pode acompanhar a evolução da sua empresa em tempo real e ajudar para tomar decisões melhores. 

QuickBooks é um sistema da Intuit, uma multinacional americana que veio para o Brasil recentemente para acelerar transformação digital na vida de empresários e de contadores. É o maior no segmento com mais de 7 milhões de usuários pelo mundo. A plataforma dispõe de recursos para atender empresas prestadoras de serviços do Simples Nacional, que são a maior parte dos CNPJs no Brasil, como consultórios médicos e escritórios de advocacia e arquitetura. 

Contador Consultor - Contabilidade Consultiva | Marco EducaçãoPowered by Rock Convert

A estratégia de capacitar mais o empresário, fortalece o elo entre empreendedor e o contador. O que representa uma virada de página histórica para quem acredita ser o contador um mero despachante.

Contador não é um mal necessário

Historicamente os contadores no Brasil ficaram associados à burocracia, como gerar impostos e folha de pagamento. Essas são atividades importantes, mas nem sempre ajudam os empreendedores a fazerem seus negócios crescerem e lucrarem mais.

A imagem forte que ficou nas pessoas foi do contador como um burocrata, por vezes visto como um mal necessário. Contadores podem ser muito mais do que isso. Eles podem ajudar os empresários a dominarem seus números, fazerem melhores escolhas e terem um negócio mais próspero. 

Essa é uma mudança importante e muito desejada, tanto para os contadores, que querem entregar um trabalho de mais impacto e se sentirem mais valorizados, quanto pelos empreendedores, que precisam de apoio para a gestão do negócio.

Essa transformação começa primeiro com uma mudança de mentalidade dos contadores, de se enxergarem como consultores, e não mais como apenas como garantidores da conformidade. Depois vem um esforço dos contadores em aprender novas habilidades e tecnologias, para apoiar essa transformação.

Em tempos de coronavírus, em que se instalou uma crise, o contador consultor precisa promover oxigênio para o empresário. O oxigênio das empresas é o caixa. O contador consultor deve orientar o cliente de que o caixa pode vir de novas fontes de receita, diversificando a linha de serviços, aporte de dinheiro dos sócios ou redução das despesas.

Seja qual for o caminho, é indispensável ter uma fotografia financeira do negócio, dando clareza de como o negócio está até agora, o que precisa ser feito para o negócio passar por esse momento delicado e o que será feito para a retomada da economia. 

Esses números podem ser gerados pela própria empresa, utilizando o QuickBooks, ou terceirizados para que o contador possa gerar, com o serviço de BPO Financeiro, também utilizando o QuickBooks para isso.

Com um contador consultor ao lado e tecnologia para realizar os procedimentos, o empresário vai conseguir sobreviver à crise e saber que seu sucesso vem de ter um conselheiro. E que esse conselheiro não tem nada de mal necessário.

Fazer um comentário


Recomendado
A crise do coronavírus levantou uma concreta ameaça às empresas…