Como contadores podem utilizar as mídias sociais para conquistar clientes

Como Contadores Podem Utilizar As Mídias Sociais Para Conquistar Clientes - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

O marketing digital tem duas faces da moeda.

Um deles é de você rasgar dinheiro, por não saber como usá-la ao seu favor. A outra de você estar presente nas redes sociais, site e utilizar ferramentas para crescer mais e mais. Em qual lado da moeda você, contador(a), quer ficar?

A crise do coronavírus chegou de maneira rápida e confirmou a força da internet para se comunicar com os clientes e também captar novos. Antes mesmo dessa epidemia, um levantamento apontou que 87% dos consumidores pesquisam na internet sobre produto/serviço primeiro e só depois procuram a loja ou prestador de serviço.

A pesquisa, divulgada ano passado, é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ela foi feita nas 27 capitais brasileiras. Os dados mostram muito sobre como a forma de vender mudou totalmente e que é preciso estar na internet.

No Brasil, são mais de 70 mil organizações contábeis e se todos eles estiverem presentes com sites e redes sociais, como se diferenciar no meio virtual?  

Uma das primeiras coisas a se saber é que é preciso ter uma presença digital. Isso significa ter um site e redes sociais e que eles sejam alimentados de informações ideais para seus clientes. Estamos numa fase especialmente delicada por terem se aumentado fake news, também por termos novidades constantes do governo em busca de mitigar a crise econômica que impacta diretamente empresários, em especial micro e pequenos empreendedores. E nesse comboio de informações, o contador precisa fazer um papel de curador. 

É necessário levar conhecimento ao cliente numa linguagem simples, esclarecer dúvidas, estar antenado nas novidades, ajudar a traçar soluções.

O ato de você alimentar seu público com conteúdo rico desperta dois gatilhos mentais: autoridade e reciprocidade. No momento em que você está falando algo de valor para seu público-alvo, você transmite a informação de que é autoridade no assunto e aumenta as chances dessa pessoa comprar de você.

Além disso, nós seres humanos temos uma programação mental de quando receber ajuda querer retribuir. Essa retribuição pode resultar no prospecto se tornar cliente. Ou, mesmo que num primeiro momento isso não ocorra, ele sempre vai lembrar de você como aquele que te ajuda e pode se tornar cliente futuramente.

Separamos abaixo um manual com 6 práticas importantes para você ser assertivo na internet usando o marketing digital.

1- Tenha presença digital 

Hoje quem não está no digital está caminhando para falir. A atenção das pessoas está no digital. Seus clientes estão lá. Chegar ao patamar de se fazer presente no meio digital tem de ser algo constante e que tem resultados graduais. Não adianta criar um site fazer dele como um panfleto virtual. O mesmo se aplica para a criação de redes sociais. Ele tem de ser atrativo. 

Marketing digital é uma entrega de valor no digital. E o que é isso? Entregar valor é saber, de fato, o que o cliente quer ouvir, entender o que o público quer e a partir disso começa a entregar valor a ele. 

2- Escolha os segmentos de foco

Provavelmente sua empresa contábil atende diferentes segmentos, porém quando se investe no marketing digital, como redes sociais, você tem de escolher alguns nichos específicos de atuação. Não dá pra querer criar uma campanha aberta para todo tipo de empresa, porque provavelmente ela não vai converter, ou seja, as pessoas não vão comprar a ideia. É preciso hipersegmentar e entender qual é a linguagem desse público, quais seus desejos, suas dores.

3- Kit básico da presença digital

Site

É muito importante que você, contador consultor, tenha um site. Ele precisa ser didático, que você consiga se comunicar com o seu cliente, intuitivo e alimentado com frequência de conteúdos atrativos. 

Hospedagem: Ele precisa ser um site com boa hospedagem porque, atualmente, se o seu site demora para carregar o Google o pune colocando como um dos últimos resultados a serem mostrados.

Responsivo: O site precisa se moldar a outros formatos, como o celular. Ou seja, ele ter uma versão própria para o celular. Do contrário, quem navega no site perde o interesse.

Vendedor: Seu site precisa ser estruturado com conteúdo e Calls to Actions (Chamadas para ação, conhecido como CTAs) de maneira a fazer com que o usuário do site se converta em cliente.

Redes sociais

Stories do Instagram são uma mina de ouro. É um meio que as pessoas adoram assistir e estão presentes. Ele exige conteúdos curtos, criativos e atrativos. Ele também pode servir para buscar interações com enquetes, pesquisas, responder perguntas (uma ótima forma de levantar temas e também se mostrar especialista no assunto).

Você também pode utilizar o Story para levar a outra página: o feed de seu Instagram, a página do seu blog, a um vídeo no Youtube.

Email marketing

O email é muito usado para se receber coisas importantes. Pesquisas apontam que neste período de quarentena o volume de pessoas que clicam em e-mail marketing aumentou consideravelmente. 

É possível que você use o email como um local onde você agrega valor ao cliente, lhe fornecendo material importante para sanar suas dores, esclarecer dúvidas, e com isso criar uma proximidade com ele. Um relacionamento.

Ter um email corporativo é muito importante e passa credibilidade. Não use seu email pessoal para tal função. 

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4- Cuidado com o pecado da grana e do personagem

“Vou investir no segmento que dá mais grana”.

Isso não dá certo. Invista naquilo que você ama fazer. Fica mais fácil de persistir, mesmo que inicialmente não esteja sendo correspondido por seus potenciais clientes.

Na hora de gravar procure ao máximo ser você mesmo pois essa é a garantia de ter uma identificação verdadeira com o público, fazer um personagem não se sustenta com o tempo.

Estamos numa era em que temos necessidade de conhecer a pessoa até para ver se existe uma conexão. Então é preciso que o contador se mostre em vídeo. Quem opta por não se expor sai bem prejudicado nesse processo.

A distribuição orgânica é um caminho a seguir, porém mais trabalhoso, já que as redes sociais criam estratégia para travar seu crescimento não distribuindo seu conteúdo para todos. 

5- “Ah, investir no marketing digital é caro”

O marketing digital é um investimento que traz retorno. Tenha em mente que é na internet que estão seus clientes e que a partir do momento que você consegue entender suas necessidades, que é criado um relacionamento, a probabilidade dele se tornar seu cliente é bem alta. 

O que tem de ser levado em conta sobre o marketing digital é o ROI (Retorno sobre o Investimento, traduzindo).  O ROI a métrica usada para identificar se um investimento está tendo um bom desempenho ou não. A fórmula dele é:

Receita – Custo        x 100 = ROI

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Custo

Até que você comece a aplicar dinheiro nas redes sociais, que é aí que ela começa a mandar seu material para pessoas que podem ter interesse em seu produto/serviço, fica difícil de mensurar quanto se deve aplicar para ter o resultado ideal. 

Quando dizemos de resultado ideal é aplicar dinheiro para levar sua mensagem a mais pessoas e que esse seguidor torne-se seu cliente. É preciso testar. Você também pode pedir apoio profissional com empresas de marketing.

No gerenciador de anúncios no Facebook, por exemplo, você consegue dizer que deseja que o anúncio só apareça para pessoas que estão no bairro X. Que sejam pessoas que já visitaram meu site para verem sobre assunto tal. Essa ação é chamada de remarketing.

Você tem de explorar sua hipersegmentação. Muitos destinam dinheiro a campanhas de maneira errada. Por exemplo campanhas que chamam as pessoas para o home do site, quando o ideal é você preparar um conteúdo atrativo e direcionar as pessoas àquele conteúdo no site. Ele naturalmente, ou gradualmente, vai olhar outros conteúdos.

6- Iscas digitais e CTAs para conquistar clientes

Sabe como construir um relacionamento com seus seguidores? E como fazer com que eles se tornem clientes? Use as iscas digitais chamadas para ação (CTAs) corretos!

Já nos entendemos de que você tem de produzir conteúdo atrativo para seu público e gratuito. Ebooks, planilhas com informações de maneira simplificada, vídeos explicando sobre um assunto, lives, artigos de blog. Sempre finalize com uma chamada para a ação:

“Se você tiver alguma dúvida, me manda uma mensagem aqui embaixo que eu te esclareço”.

Ofereça uma planilha, um Ebook pedindo em troca informações como nome, email e telefone. Lembre-se, quanto mais exclusivo e rico for o material que você oferece, mais  pode solicitar informações do público. Do contrário, não peça.

Conversão

E agora? O seguidor já é um fãzoca? Já entendeu que tem um problema, que suas dicas tem o ajudado bastante a resolver suas dores. É hora de atuar. Com esses dados, você pode entrar em contato com o cliente ou repassar para seu time de vendas:

Oi, tudo bem? Fulano (a), aqui é Cicrano. Eu falo da contabilidade tal. Eu vi que você baixou nossa planilha de controle financeiro. Obrigado pela confiança. Estou te ligando pra saber se você precisa de ajuda no controle financeiro”. 

No seu site é importante que você tenha um espaço destinado a isso:

“Clica aqui nesse botão e solicite o contato de um dos nossos consultores”.

Pixel: Você também consegue mapear o comportamento do seu público. Uma forma é a captura por pixel. Se fossemos exemplificar funcionaria assim: Quando um cliente clica em algum botão criado para levá-lo até uma página sua (para baixar algum material ou algo do tipo) é como se ele ficasse marcado. A partir dali você consegue acompanhar suas ações na internet e oferecer algo que ele tenha mais interesse. Esse ato de marcar faz parte do pixel. 

Lead Scoring: Você também pode executar o lead scoring. Lead é o nome que se dá ao cliente e score é pontuação. Pela frequência dele em suas redes sociais, o tempo que ele gasta nesses veículos, esses fatores podem te indicar o nível de interesse dele. E também lhe ajudar a traçar o funil de vendas. Significa entender se aquela pessoa está mais perto de se tornar um cliente ou ainda precisa ser mais alimentada de informações para lhe credibilizar. 

Estude cada uma dessas dicas e dê o primeiro passo. Não tem como depender de indicação de clientes. Não tem como esperar resultados melhores sem se esforçar para ter uma presença digital. Use a internet a seu favor com o marketing digital.

Os passos podem lhe ajudar a melhorar seu desempenho na internet? Deixe seu comentário.

2 Responses to “Como contadores podem utilizar as mídias sociais para conquistar clientes”


  • Jurcilene / Responder

    O meu comentário é para agradecer ao Pedro Nery que
    está sempre disponibilizando conteúdo para incentivar
    contadores a saírem da zona de desconforto, travestida
    de “zona de conforto”

    • Pedro Nery / Responder

      Olá, Jurcilene! Fico muito feliz que esteja comigo nessa jornada de ressignificar o papel dos contadores no Brasil. Pode sempre contar comigo!! Abraço!

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