Cliente inadimplente: quando e como é a hora da sua empresa resolver esse problema

Cliente inadimplente

A inadimplência é um problema para empresas de todos os tamanhos, sobretudo para as pequenas e médias. E é algo pelo qual devem se preocupar todos os empreendedores, no sentido de manter um caixa saudável e ao mesmo tempo oferecer preços competitivos.

Com frequência, batemos na tecla de que todas as ações de uma empresa precisam estar relacionadas ao seu planejamento anual. Esse entendimento também serve para a forma com que o gestor irá lidar com os cliente inadimplente. A política adotada por uma empresa para combater a inadimplência precisa refletir as diretrizes do modelo de negócio.

Inadimplência, crise e contexto

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 59 milhões de brasileiros estavam na lista de inadimplentes da Serasa só no primeiro semestre de 2016. O total de dívidas chagava a 255 bilhões de reais.

A pesquisa também revelou que a inadimplência possui uma ligação direta com o desemprego, um dos principais agravantes em períodos de crise econômica.

O primeiro passo é a prevenção

Dentro ou fora do contexto de uma recessão econômica, quando se trata de inadimplência, a prevenção é sempre o melhor caminho:

  1. Adote em sua empresa algum serviço de consulta de crédito;
  2. Esses serviços podem lhe ajudar a definir se você deve ou não prestar o serviço para determinado cliente, seja ele empresa ou pessoa física;
  3. Concentre-se em todos os recursos possíveis que possibilitam identificar quem são os maus pagadores, para que sua empresa possa se afastar de todos eles;
  4. Quando for marcar uma reunião com alguma empresa na intenção de fechar alguma parceria, procure realizar esse encontro na sede da organização. Primeiro, para verificar se se trata de uma empresa fantasma. Segundo, por que uma visita pode ajudar a perceber vários elementos que indicam sobre a postura da empresa em relação as suas finanças;
  5. – Verifique periodicamente a situação de seus clientes em relação a possíveis inadimplências, visto que ela pode mudar.

Tecnologia contra a inadimplência

A tecnologia é uma importante parceira de todo gestor de negócio na hora de lidar com a inadimplência dentro da gestão financeira de sua empresa. Existem sistemas de cobrança que permitem mostrar a situação e o histórico de cada cliente, bem como informações a respeito de boletos (vencidos e a vencer), pendências e históricos em geral.

É possível também usar esses sistemas para organizar a prática de vendas a prazo, serviços por assinatura mensal ou ainda sobre a prestação de serviço em larga escala.

Softwares de gestão financeira também auxiliam no monitoramento de todas as entradas e saídas de caixa, futuras transações e outras atividades.

Qual a política de cobrança de sua empresa?

O primeiro e essencial entendimento sobre cobrança deve ser o de que se trata de algo delicado na relação entre empresa-cliente. Jamais será positivo, por exemplo, abordar um devedor de forma invasiva. Aqui, a tecnologia também é uma aliada que agrega benefícios: sistemas de envio de notificações automáticas para clientes avisando sobre os prazos de vencimento podem cumprir um papel importante na redução da inadimplência. Essas mensagens podem ser enviadas por SMS ou até mesmo por e-mail.

Enviar ou não uma notificação de cobrança serve apenas como uma provocação para algo maior que isso. A prática da cobrança faz parte de toda dinâmica da gestão financeira e não deve ser algo feito aleatoriamente ou a partir de um improviso imposto por uma necessidade pontual. Como avaliar se a taxa de inadimplência de sua empresa está crescendo ou diminuindo e ainda criar mecanismos para influenciar e melhorar esses indicadores? A propósito, sua empresa costuma medir a taxa de inadimplência periodicamente?

Gestão Financeira sempre

Se a sua empresa não está conseguindo conter o crescimento do número de cliente inadimplente, saiba que a solução para este problema vai além da cobrança ou de quaisquer medidas paliativas feitas apressadamente para forçar a quitação dos débitos.

Chegou a hora de o seu negócio entender a Gestão Financeira como o principal suporte para não levar nenhum prejuízo, mesmo em momentos de crise. A Marco Contabilidade & Gestão pode te ajudar a colocar todos esses ensinamentos em prática, desde já. Vamos conversar sobre isso?

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