Como vender o serviço de BPO Financeiro

Como Vender O Servico De Bpo Financeiro Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

No dia a dia das pequenas e médias empresas, a terceirização de determinados serviços é comum: limpeza e manutenção, marketing, RH, contabilidade…

Até pouco tempo, não se ouvia falar sobre a possibilidade de entregar a responsabilidade sobre as finanças, um setor tão importante para qualquer negócio, para outra empresa, qualquer que fosse.

No entanto, a evolução do mercado já apresenta soluções que reinventaram a facilidade na gestão financeira para o pequeno e médio empresário. E ela diz respeito, justamente, a confiar as rotinas financeiras do negócio para quem entende dos números: as empresas de contabilidade.

O seu negócio já está atento e preparado para essa tendência?

Já apresentamos no blog da Marco os principais aspectos do serviço e demos algumas dicas de como preparar a casa para oferecê-lo – você pode acessar o conteúdo aqui.

Mas a partir do momento em que a empresa de contabilidade se organiza, é preciso também dominar a apresentação do serviço aos clientes, com bons argumentos de venda.

A seguir, você encontrará as principais formas de conquistar o cliente e vender o serviço de BPO Financeiro. Mas primeiro, vamos relembrar do que se trata.

Para quem é indicado?

O serviço de terceirização do setor financeiro pode ser adaptado conforme a necessidade de cada cliente, com sua área de atuação e porte. Assim, a empresa de contabilidade oferece suporte exatamente naquilo que é realmente mais importante para a empresa, aliando as principais demandas contábeis com as financeiras.

É claro que toda empresa precisa de uma gestão financeira eficiente, mas a venda do serviço de BPO Financeiro é indicada para certos perfis de empresa. Mais especificamente, essa solução será adequada para empresas prestadoras de serviço de pequeno porte, pois:

  • As empresas de comércio ou indústria exigem, do setor financeiro, o envolvimento com outras atividades administrativas e operacionais mais complexas, como emissões de nota de saída, devolução de mercadoria, controle de estoque, entre outras. Pode ser mais difícil realizar uma gama tão grande de serviços remotamente, sem gerar problemas operacionais;
  • As empresas de maior porte geralmente atuam com setores internos contendo os profissionais especializados na gestão financeira, porque consideram mais fácil realizar o controle internamente, diante de volumes tão grandes de informações e processos.

Portanto, considere todos esses fatores na hora de prospectar. Isso é estratégia de vendas!

Como vender?

Os principais argumentos para o prospect que tem o perfil acima considerar a terceirização do setor financeiro estão baseados em eficiência e produtividade.

Eis as vantagens que devem ser esclarecidas ao empresário sobre o BPO Financeiro.

1.   Possibilita o foco no core business

Sem dúvidas, um dos argumentos mais fortes que você poderá apresentar ao potencial cliente é a importância de concentrar os esforços nas atividades-chave do negócio, facilitada fortemente pelo BPO Financeiro.

Na medida em que sua empresa assume as responsabilidades sobre o setor de finanças, sobra tempo e energia para que o gestor cumpra todas as outras atividades fundamentais do negócio, dedique-se ao planejamento estratégico e, ainda, possa fazer aquilo que realmente ama.

2.   Permite o controle dos números

Quando uma empresa especializada se responsabiliza pelas finanças, aumenta o controle sobre todas as operações. Dessa maneira, nenhuma despesa ou lucro passa despercebido.

A principal vantagem de manter um controle diário sobre todo o dinheiro que entra e sai é obter dados precisos que permitem um monitoramento real do que realmente está gerando um impacto financeiro significativo para o negócio.

3.   Auxilia na tomada de decisões

Com maior controle sobre os números e os dados fornecidos, o gestor é capaz de dar passos embasados naquilo que os dados realmente estão apresentando, de forma a garantir a sustentabilidade e a segurança financeira.

Os relatórios apresentados com o serviço de terceirização podem ser verdadeiros guias para diagnosticar necessidades ou identificar oportunidades, bem como para planejar o fluxo de caixa.

4.    Conte com um especialista ao seu lado

Nesse momento, é importante que você demonstre a disponibilidade da sua empresa para fornecer toda a atenção que o cliente necessita.

Aconselhamento, apresentação de relatórios, reuniões para definição de ações… O que você e seu time podem oferecer, enquanto especialistas, para que o negócio do cliente cresça ainda mais? Explique de que forma o apoio será dado e como será feito o atendimento, para que fique claro como o serviço será realmente engrandecedor para ele.

5.   Vantagens financeiras

É claro que o empresário terá dúvidas também quanto ao investimento necessário para o BPO Financeiro.

Que tal apresentar para ele um exemplo comparativo entre o serviço que você oferece e os valores relacionados à construção e sustentação de um departamento financeiro interno? Os números podem ser aproximados, mas a apresentação “na ponta do lápis” pode facilitar bastante a visão das vantagens do seu serviço.

Lembre-se de listar todos os gastos envolvidos em departamentos internos, como todos os encargos para cada funcionário, treinamento, infraestrutura… Comparando com os benefícios dos serviços oferecidos pela empresa de contabilidade, o gestor poderá visualizar como o investimento compensa.

BPO Financeiro - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

E agora, podemos dizer que está mais preparado para prospectar pequenas empresas para o serviço de BPO Financeiro?

Para mais dicas de como aumentar os resultados do seu negócio contábil, acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais.

2 Responses to “Como vender o serviço de BPO Financeiro”


  • DILERMANDO DE SOUSA LIMA / Responder

    Como fazer pra retirar essa desconfiança do empresário em entregar toda sua vida financeira?
    Muitos acham isso no mínimo estranho. Alguém, que não é tão estranho assim, adentrar em toda sua vida pessoal e empresarial.

    • Pedro Nery / Responder

      Olá! Valeu por me acompanhar! Realmente muitos empresários têm essa desconfiança! Cabe a nós provar que somos confiáveis e que, principalmente, ele terá benefícios ao permitir que façamos o controle financeiro por ele. Nessa hora, nada melhor do que dar uma “amostra grátis”. Eu ensino isso com detalhes dentro do Programa de Formação Contador Consultor. Não perde a próxima turma! Abraço!

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Não é nenhuma novidade para quem acompanha o Pedro Nery…