Automação e inteligência artificial na contabilidade

Automacao E Inteligencia Artificial Na Contabilidade - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

O futuro da contabilidade é cada vez mais tecnológico e automatizado – e ele não está distante: seus primeiros passos já estão sendo dados hoje mesmo. Você, contador, está acompanhando esse processo?

Assim como em diversos outros setores do mercado, a automação e a inteligência artificial trazem como principal benefício ao mercado contábil a facilitação de inúmeros processos até então penosos e demorados, que geralmente tomam boa parte das horas de trabalho de contadores.

Mas assim como é possível enxergar todos os benefícios, para as empresas, de contar com processos mais ágeis, há quem se preocupe com possíveis consequências como o desaparecimento do profissional de contabilidade, diante da substituição de seu trabalho por soluções automatizadas. Esse é um motivo para encarar a automação e a inteligência artificial na contabilidade com maus olhos?

Pelo contrário! É hora de compreender a evolução tecnológica para se atualizar enquanto profissional e acompanhá-la. Entenda!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Como utilizar a automação na contabilidade?

Para entender como as empresas de contabilidade podem sentir, na prática, os efeitos dos processos de automação e da inteligência, vamos utilizar o exemplo de uma das empresas mais representativas e bem-sucedidas, atualmente, na aplicação de tais soluções no dia a dia de grandes instituições, a ROIT BANK.

A empresa, que nasceu nos moldes de uma startup, se classifica como a integração plena entre a contabilidade, o setor fiscal, a gestão de contratos e setor financeiro das empresas, capaz de automatizar e conciliar em tempo real todas as contas a pagar e a receber, disponibilizando indicadores contábeis e gerenciais a qualquer momento, na palma da mão.

A lista de serviços automatizados disponíveis, portanto, é grande, incluindo:

– Gestão completa de contratos, com uso de inteligência artificial para reconhecimento, prazos e pagamentos;

– Validações fiscais nas entradas e saídas para os mais diversos documentos (contratos, notas fiscais, faturas e recibos);

– Classificação Contábil;

– Agendamentos automáticos, envolvendo procedimentos anti-fraude.

Os serviços são executados por meio de um software que cruza o histórico de fluxo contábil das empresas com o sistema tributário brasileiro, faz a interpretação dos documentos e direciona os devidos pagamentos com 99,9% de acerto, conforme garantiu seu sócio-diretor Lucas Ribeiro, em entrevista à Istoé Dinheiro.

Todas essas soluções já foram responsáveis por mais de 1,7 milhões de lançamentos contábeis sem interação humana e, segundo Lucas Ribeiro, a capacidade de substituir a mão de obra humana em trabalhos de análise de documentos fiscais é de 92%. Como manter, nesse cenário, a relevância do contador?

E o profissional contábil?

Utilizando a mesma porcentagem apontada anteriormente pelo diretor da ROIT BANK, a seguinte dúvida pode surgir: Ao profissional contábil, restam, portanto, apenas aqueles 8% de trabalhos de análise de documentos fiscais?

Para quem pensa que essa é uma consequência inevitável das soluções automatizadas, é preciso observar algumas questões.

1.    Mercados de atuação

Negócios que oferecem processos de automação e inteligência artificial como o ROIT BANK tendem a possuir um foco em empresas de grande porte (no caso da fintech em questão, optantes do regime de lucro real). Ou seja, eles não chegam para “engolir” todas as fatias de mercado disponíveis, ao menos nesse momento. Há um mercado específico em foco, visando facilitar a rotina de instituições envolvidas em um grande número de operações contábeis e processos extremamente complexos para acompanhar diariamente.

2. Oportunidades profissionais

Para o profissional que se identifica ou se interessa pela área de inovação e tecnologia, há oportunidades para atuar justamente nesse meio, já que as empresas que desenvolvem esse tipo de serviço estão crescendo em ritmo acelerado e precisam contar, é claro, com a inteligência dos profissionais contábeis, que estão familiarizados com todos os processos e obrigações legais. Essa é uma demanda que só tende a aumentar nos próximos anos, e o profissional que se capacita para atuar na área tem aí excelentes oportunidades de diferenciação no mercado.

3. Automação interna para negócios contábeis

Outro ponto bastante relevante é que antes de interpretar as soluções automatizadas como “vilãs” dos negócios contábeis, é válido considerar como elas podem atender, também, os próprios processos internos dessas empresas, tornando-os mais ágeis e eficientes. Em outras palavras, as empresas de contabilidade podem usufruir da tecnologia disponível (por meio de softwares desenvolvidos para esse mercado) para atender mais clientes, se diferenciarem perante a concorrência e, ainda, diversificarem a cartela de serviços oferecidos, focando em serviços mais estratégicos. Esse é, inclusive, o ponto que trataremos com destaque a seguir.

4. Contabilidade Consultiva

Há uma relação bastante direta entre tudo que dissemos até aqui e a revolução do mercado contábil que tem acontecido nos últimos anos, responsável pelo crescimento da figura do contador consultor.

A realidade é que a demanda das empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – mudou, e os negócios contábeis que desejam crescer devem estar atento às necessidades do mercado atual. As principais mudanças dizem respeito a um posicionamento que considere que o valor de um profissional contábil está muito além do cumprimento de conformidades e tarefas automáticas do cotidiano.

Com essa visão em mente, as empresas de contabilidade estão aptas a abraçar as possibilidades da tecnologia e voltarem seu foco para atividades de valor estratégico para seus clientes: que tal utilizar todos os dados gerenciados e analisados diariamente para ajudar a fazer empresas transformarem resultados e crescerem?

Na medida em que se compreende a relevância dos serviços de consultoria e de apoio à gestão financeira para seus clientes, a conclusão sobre a importância da automatização na contabilidade é quase natural. Afinal, ela permite focar naquilo que realmente poderá fazer seu negócio crescer!

Para saber mais sobre a contabilidade consultiva, acesse os conteúdos da Marco Educação.

4 Responses to “Automação e inteligência artificial na contabilidade”


  • JOSE CARLOS DE ARAUJO FILHO ME / Responder

    Boa Tarde, meu nome é José Carlos sou Contador, Gostaria de agendar uma demonstração

    • Pedro Nery / Responder

      Olá, José! Tudo bem? Muito obrigado por me acompanhar! Nós não somos donos da ROIT BANK, somente escrevi esse artigo para explicar para os contadores. Sugiro que entre em contato direto com a ROIT BANK para conhecer a ferramenta. Abraço!

  • Ricardo George Barbosa / Responder

    Muito interessante parabéns pelos os artigos de grande aproveito para classe contabil.

Fazer um comentário


Recomendado
Estamos vivendo um tempo de transformação profunda na contabilidade. Os…